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Metodologia

Mais que uma metodologia...
Um alicerce para o desenvolvimento!

Nossa proposta pedagógica visa o DESENVOLVIMENTO INTEGRAL de nossos alunos nos seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, proporcionando um ambiente afetivo, alegre e rico em estímulos. Para tanto, conta com a parceria ativa da família, já que a sua função educativa é complementada pela ação da escola.

Esta proposta está fundamentada na CONCEPÇÃO SÓCIO-INTERACIONISTA da aprendizagem de forma que a MEDIAÇÃO realizada pelos profissionais que se ocupam das crianças, seja a ação que impulsiona suas conquistas, o ganho de habilidades e competências, ou seja, seu NÍVEL DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO.

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APRENDER A SER
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APRENDER A CONVIVER
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APRENDER A FAZER
Sala Gênesis Educa

Por meio desta proposta pedagógica se obtêm os melhores resultados com as crianças e, como consequência, elas desenvolvem sentimentos positivos em relação ao ambiente escolar sentindo prazer em aprender e em vir todos os dias para a escola, aprender e conviver com seus professores e amigos.

Como se concretiza a aprendizagem?

Bebês brincando Gênesis

Comunicação

Para que a aprendizagem se concretize é necessário que a escola de Educação Infantil seja promotora da LINGUAGEM ORAL E DA LINGUAGEM ESCRITA. Para que haja aprendizagem é necessário que haja comunicação, que haja expressão de ideias, argumentação, criação, e, para tanto é necessário que a linguagem oral esteja bem desenvolvida.

Registros Gráficos

Porém o cuidado que se deve tomar é o de não prevalecer a linguagem escrita à oral, já que ela não se sustenta por si só, e há muito tempo durante o Ensino Fundamental para que seja aprendida. A Linguagem Escrita na educação infantil deve ter seu objetivo dirigido para o registro gráfico de ideias (desenho) e a apresentação da sua função social para que a criança se motive a iniciar sua decodificação.

Aprendizagem Lúdica

A aprendizagem só ocorre quando é realizada de forma prazerosa, lúdica, estimulante, quando a criança se sente motivada em participar de todas as propostas oportunizadas pelos profissionais da escola. São privilegiadas também as ATIVIDADES DE MOVIMENTO, uma vez que este tipo de atividade proporciona maior oxigenação cerebral cooperando com o desenvolvimento cognitivo.

Desenvolvimento dos 4 pilares:

O alicerce da prática pedagógica leva em consideração o desenvolvimento dos quatro pilares da UNESCO: APRENDER A SER, A CONVIVER, A APRENDER (A CONHECER) E A FAZER, nenhum destes aspectos deve predominar sobre os outros.

Eles precisam receber a mesma importância dentro do trabalho pedagógico desenvolvido em uma escola. É do relacionamento afetivo com os adultos, da sua identificação com eles e por meio da mediação que as crianças recebem os estímulos necessários para o desenvolvimento de todas as suas capacidades, sejam elas cognitivas, motoras, sensoriais, comunicativas ou emotivas.

Pequenos Cientistas

Formando e Transformando

É na escola que as crianças começam a ter as primeiras noções do conhecimento do respeito a si próprio e ao próximo; a ter noções de regras e normas; direitos e deveres; justiça; solidariedade; diálogo; estabelecendo uma continuidade educativa em qualquer lugar que frequentem. A moral é um objeto do conhecimento que se aprende racionalmente.

Assim sendo, é essencial que haja reflexão sobre os valores desde a primeira infância quando o sujeito está se constituindo como cidadão e a escola é o local mais apropriado para estas vivências. As lições sobre a convivência em grupo que a criança tem durante a educação infantil são levadas para a vida, pois, a escola tem um papel social – é de 0 a 6 anos de idade que se cristalizam os valores sociais de convivência.

A escola necessita cumprir seu papel transformador e formador criando oportunidades para que a criança amplie suas experiências, adquira conhecimentos e aprenda as regras fundamentais do convívio social.

Aspectos fundamentais para a aprendizagem

A Escola Gênesis Babies & Kids considera fundamentais os aspectos da Motivação e Incentivo; Vínculo afetivo; Atividades lúdicas e o Cuidar e educar em seu papel na aprendizagem. 

Motivação e incentivo

A novas conquistas capacitam a criança na exploração dos recursos que estão ao seu dispor e a levam a adquirir autonomia das mais diversas naturezas, sejam elas conceituais (O que é? / Saber), procedimentais (Como faço? / Fazer) ou mesmo atitudinais (Como devo agir? / Ser e Conviver);

Vínculo afetivo

Entre os adultos e as crianças o vínculo afetivo é fundamental, na medida em que elas se sentem amadas e respeitadas em sua individualidade, o que as torna mais seguras para explorar todo o universo apresentado pela escola. Este vínculo coopera também para desenvolver a autoestima da criança tornando-a mais segura de si e de suas próprias estratégias para compreender e resolver as situações a que é exposta;

Atividades lúdicas

São usadas como princípio educativo, já que a principal linguagem da criança é o BRINCAR, e é desta forma que ela explora, reconhece e compreende o mundo que a cerca. Brincando a criança exercita seu raciocínio, sua linguagem, constrói conceitos de coisas e fatos, exercita seus vínculos sociais e aprende a conviver pacificamente nos grupos sociais em que está inserida;

Cuidar e educar

Integra a proposta pedagógica, uma vez que as crianças na primeira infância dependem integralmente dos adultos para a satisfação de suas necessidades e para alcançar novos níveis de aprendizagem e desenvolvimento. Para que isso ocorra, é necessário sempre respeitar as características e necessidades de cada criança e sua faixa etária.

Escola e família: uma parceria de sucesso

É na escola que as crianças começam a ter as primeiras noções do conhecimento do respeito a si próprio e ao próximo; a ter noções de regras e normas; direitos e deveres; justiça; solidariedade; diálogo; estabelecendo uma continuidade educativa em qualquer lugar que frequentem. A moral é um objeto do conhecimento que se aprende racionalmente.

Assim sendo, é essencial que haja reflexão sobre os valores desde a primeira infância quando o sujeito está se constituindo como cidadão e a escola é o local mais apropriado para estas vivências.

As lições sobre a convivência em grupo que a criança tem durante a educação infantil são levadas para a vida, pois, a escola tem um papel social – é de 0 a 6 anos de idade que se cristalizam os valores sociais de convivência.

A escola necessita cumprir seu papel transformador e formador criando oportunidades para que a criança amplie suas experiências, adquira conhecimentos e aprenda as regras fundamentais do convívio social.

É uma alegria ter você conosco!

Quer obter mais informações sobre o nosso sistema de aprendizagem ou gostaria de ver de perto nossa estrutura? 

A Escola Gênesis Babies & Kids possui um ambiente acolhedor e um time altamente treinado, se tornando assim a melhor e mais completa instituição de Ensino Infantil de toda região. 

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